11
Nov 09

 

 

 

 

 

 

 

 

Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios e ovos.
Os vegetarianos excluem o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe e frango, embora sejam correntes algumas definições mais abrangentes, como semi-vegetariano ou pixo-vegetariano, que incluem dietas com consumo esporádico de peixe ou marisco.

Ovo-lacto-vegetarianos
Comem lacticínios e ovos, além dos produtos de origem vegetal.

Lacto-vegetarianos
Este grupo de vegetarianos exclui os ovos da sua dieta.

Ovo-vegetarianos
Incluem na sua alimentação os ovos, mas excluem o leite e todos os seus derivados.

Vegetarianos
Também conhecidos como "vegetarianos puros", os vegetarianos são aqueles que excluem apenas da sua alimentação todos os ingredientes de origem animal (ovos, lacticínios, mel, gelatina, etc.).

Veganos
Não consomem produtos de origem animal. Também "vegetarianos radicais", ou pelo termo inglês vegan.
Este grupo exclui a carne de animais (carne vermelha, aves, peixe) e também produtos animais (ovos e lacticínios). Exclui ainda o mel e a gelatina, o uso de produtos de origem animal (couro, seda, lã, lanolina), os produtos testados em animais e os espectáculos onde a exploração animal é motivo de entretenimento (circo, touradas, etc.).
O veganismo vai, pois, além da alimentação (os que excluem todos os produtos derivados de animal só da alimentação são, por vezes, designados de vegetarianos puros) e pode ser definido como uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do prático, todas as formas de exploração e tratamento cruel de animais na alimentação, no vestuário e com qualquer outro fim.
O repúdio às práticas cruéis inerentes à produção de lacticínios e à criação de animais e aves é, provavelmente, a razão mais comum para a adopção do veganismo.
Os veganos não querem apoiar a indústria da carne. Por isso recusam-se a comer ovos ou lacticínios. Muitas pessoas não comem esses produtos também por causa das condições em que são produzidos.

Frugívoros
Os frugívoros (também designados como frutívoros) alimentam-se exclusivamente de frutos, grãos e sementes, como tomate, banana, manga, abacate, nozes, pepino, abóbora e amendoim, entre outros.
Têm uma alimentação muito semelhante aos veganos, com a diferença que se recusam a utilizar alimentos que matam a planta. Evitam assim todas as raízes, como sejam: cenoura, batata, cebola. Os rebentos são também evitados, como os de soja e alfafa.

Crudívoros
Alimentam-se única e exclusivamente de alimentos crus.

Defendem que o homem é o único animal que cozinha os alimentos, destruindo com isto as suas propriedades nutritivas e que estamos preparados para digerir e assimilar alimentos crus (naturais).

 


Flexitariano trata-se de um acrónimo que funde os conceitos "vegetariano" e "flexível", uma nova tendência nutricional que se aplica a quem privilegia a ingestão de alimentos vegetais, mas permite pequenas concessões como comer também peixe, e até, esporadicamente, uma porção de carne.

 

Visitem o site http://www.centrovegetariano.org

 

Fontes:
http://www.centrovegetariano.org/Article-70-Tipos%2Bde%2Bvegetarianos.html
http://www.centrovegetariano.org/Article-427-Flexitarianismo.html

 

Não seja cumplice de um crime como este.

Para além de salvar a vida dos animais está também a ajudar o nosso ambiente.

Cerca de um terço das emissões de gases poluentes para a atmosfera está ligado à produção de carne.

Diga NÃO ao sofrimento dos animais! Diga SIM ao planeta!

 

 

 

 

 

 

publicado por socorroestouperdido às 20:11
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
17
18
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
arquivos
2009
Procuram Dono
Se tem animais para dar ou conhece alguem que tem não hesite em enviar um e-mail para o endereço do blog, socorroestouperdido@sapo.pt, e eu divulgarei aqui.
E-mail do Blog
socorroestouperdido@sapo.pt
Contador Visitas
hit counter
free web counter
Posts mais comentados
1 cometário
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
ola! sou uma voluntaria da Ajudanimal e descobri o...
blogs SAPO